Regulamento


Regulamento

Os Departamentos de Química da Universidade Federal de Sergipe – Campi Prof. José Aloísio de Campos e Prof. Aberto Carvalho, em parceria com o Programa Nacional Olimpíadas de Química (OBQ), irão promover a VII Olimpíada Sergipana de Química nos dias 04 de maio e 08 de junho de 2013.
A Olimpíada Sergipana de Química (OSEQUIM) tem como objetivos: Estimular os estudantes do Ensino Médio e Tecnológico, como também os professores deste segmento a refletir sobre a importância da Química para a sociedade; revelar talentos com vocação para a química; selecionar os representantes do estado de Sergipe para o exame de seleção da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) - fase brasileira que ocorre anualmente no mês de agosto e a Olimpíada Norte Nordeste de Química (ONNeQ).
A VII Olimpíada Sergipana de Quimica ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa será uma fase seletiva e ocorrerá nos colégios no dia 04 de maio de 2013. As provas desta etapa terão um total de 25 questões de múltipla escolha. Serão realizadas diferentes provas compreendendo as modalidades A, B e C, para alunos do 1º, 2º. e 3º. anos do ensino médio ou tecnológico, respectivamente. Os alunos que atingirem a nota de corte estarão automaticamente classificados para a segunda etapa. A nota de corte será definida pela comissão organizadora de acordo com o desempenho geral na primeira atapa, e pode ser diferente para cada modalidade. As provas da segunda etapa serão classificatórias, e ocorrerão no dia 08 de junho de 2013 na UFS nos campi Prof. José Aloísio de Campos (São Cristóvão) e Prof. Aberto Carvalho (Itabaiana), além de alguns colégios distribuidos pelo estado, para minimizar o deslocamento dos estudantes. As provas desta etapa terão um total de 14 questões, sendo 10 questões de multipla escolha e 4 questões abertas. As inscrições estarão abertas até o dia 01 de maio de 2013 no site www.osequim.com.br, e este ano ainda serão feitas pelos próprios estudantes. No site também encontram-se o regulamento e os programas das modalidades A, B e C. É importante que os professores acessem o site e se cadastrem, pois as provas da primeira etapa serão enviadas para os seus e-mails com dois dias de antecedência, para que possam ser impressas e xerocadas.
Os alunos, munidos de documento de identidade, realizarão as provas com duração de 3 (três) horas. O conteúdo da prova versará sobre conceitos teóricos e experimentais da Química do Ensino Médio. O programa completo está disponível no site. Os vinte melhores alunos da modalidade C (3o ano) e os dez melhores alunos das modalidades A e B (1o e 2o anos respectivamente) estarão classificados para a Olimpíada Brasileira de Química a ser realizada no mês de agosto de 2013. Os representantes da Olimpíada Norte Nordeste de 2014 serão os 30 alunos classificados nas modalidades A e B da Olimpíada Sergipana de Química de 2013. Os classificados de cada modalidade receberão diplomas de HONRA AO MÉRITO e medalhas. Os professores dos alunos classificados também receberão diplomas.

ATENÇÃO:

-  A inscrição na Olimpíada é totalmente é gratuita;
- O transporte e alimentação dos alunos que participarem das etapas da  Olimpíada Sergipana de Química são de responsabilidade única e exclusiva do aluno, escola e/ou professor responsável;
- O responsável pelos alunos durante as atividades da Olimpíada Sergipana de Química deverá permanecer nas proximidades do local de realização das provas;
- Em caso de empate, o critério será a idade do aluno, com prioridade para o aluno mais velho.

Na lista de nomes dos alunos ganhadores da OSEQUIM, será citado o nome da escola a qual o aluno pertence, bem como o nome do seu professor. Na lista de convocação para as fases Norte/Nordeste (ONNeQ) e brasileira (OBQ) também serão citados a escola de origem do aluno e o nome do seu professor. Estas informações serão extraídas do formulário de inscrição.
As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OSEQUIM, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento e acatar modificações ditadas pela Coordenação Nacional e estâncias superiores, que impliquem em alterações deste regulamento.

Um comentário: